domingo, 17 de junho de 2012

QUARENTA ANOS DEPOIS...CORPUS CHRISTI EM OARAISÓPOLIS, SUL DAS MINAS GERAIS - 3a. PARTE.

 CORPUS CHRISTI NO PARAÍSO . 2012 . CONCLUSÃO. 3a. PARTE.

          Depois de tudo pronto, a decoração das ruas terminada, ruas interditadas para o tráfego desde manhãzinha... a celebração da Santa Missa...igreja lotada...coral maravilhoso regido por um maestro de Pouso Alegre...acompanhamento  musical feito por mestres...em alguns momentos e músicas, lembrou-me a batida rítmica celta ...era de arrepiar...emocionante...e a participação dos fiéis nas orações e cânticos...

 Logo após o término da Santa  Missa...a procissão de Jesus Sacramentado pelas ruas da cidade ,lindas pela decoração feita com variados  enfeites como pó de serragem ao natural e tinturadas em cores variadas, flores, tampinhas de garrafa cobertas com laminado, garrafas pet usadas como vasos, purpurina e outros acessórios de pintura...e, os degraus da Igreja, enfeitados com cobertores,mantas, roupa em geral que seriam doados para comunidades carentes...
      Uma multidão acompanhou a procissão, não em fila indiana mas num bloco único, sem fim, rezando e cantando...quero ressaltar que, em todas as esquinas do trajeto, havia um carro de som da Rádio Paraisópolis, transmitindo as orações do padre e também os cânticos ,para que toda aquela multidão se fizesse uníssona nas preces que subiam aos céus e desciam numa chuvinha fina em forma de bênçãos... emocionante...
    Várias vezes,em pontos residenciais e oficiais  pré- determinados, havia uma parada para uma bênção...na Prefeitura atual,( antigamente era o prédio do Forum)  foi realizada pela primeira vez...
    A procissão terminou na Praça da Igreja Matriz onde outra multidão já esperava a chegada gloriosa de Jesus Sacramentado...muitos cânticos e orações e por fim, a Bênção Final , dando término às celebrações de Corpus Christi de 2012.


***********************************************************************************

Quero parabenizar as pessoas que direta ou indiretamnete colaboraram para  a relização deste evento...
 Nota dez para o projeto, monitoramento da decoração das ruas da cidade...José Carlos Teixeira Faria, um idealizador, um líder !
 Nota dez para o povo que soube respeitar o trabalho dos jovens...a decoração durou todo um dia...nada foi danificado... os desenhos duraram até que os funcionários do serviço de limpeza vieram desmanchá-los...mesmo durante a procissão, somente o padre pisava na passarela decorada... Povo civilizado e ordeiro...
  Nota dez para a Rádio Paraisópolis que, pertencente à Comunidade, deu uma participação maravilhosa para o desenrolar da procissão...pudessem todos os meios de comunicação seguirem este exemplo.
  Nota dez para o Serviço de Limpeza da Prefeitura de Paraisópolis, SUL de Minas Gerais... Às 22 :00 o pessoal já estava nas ruas para a limpeza...o que pudesse ser aproveitado foi guardado para a celebração do próximo ano..às 23:30 tudo estava limpo...
  O Brasil, não sei se tem jeito ... PARAISÓPOLIS, MINAS GERAIS, TEM !!!

*************************************************************************************
  LEMBRANÇAS...
    Não tenho como não me lembrar de outras celebrações de Corpus Christi em minha vida...
    Tinha mais ou menos 5 anos de idade e me lembrei de meu pai avisando minha mãe que a procissão já estava  saindo da Igreja...e lá ia eu ,com minha mãe, vestida de anjo, cabelos cacheados ,asas de pena de pato, coroa de pedrinhas para acompanhar a procissão...Leonina Rosa  que era a encarregada de tomar conta dos anjinhos, e eram muitos, vinha me segurar pela mão e me colocar  no meio deles...eu, na minha inocência, achava que no fim da procissão, tinha uma linda escada que ia dar no CÉU...
   Lembrei-me também...eu já uma menina grande, quase na adolescência, na rua de minha casa, de madrugadinha, ( a procissão saía depois da Missa das 10...ou seja , às 11:00) Papai e Mamãe orientavam seu meninos da janela, para a decoração do nosso pedaço de rua...Teresa ficava encarregada de colher os "bicos de papagaio " de nosso jardim...Mauro, meu irmão, era o encarregado de colocar farinha de trigo e pó de café, tirados do saquinho, sem uso (belos tempos !)   nos desenhos que meu irmão Maguinho desenhava no calçamento...Mafalda, minha irmã, ajudava do lado de fora da casa a arrumar as toalhas e colchas de linho e renda que minha mãe colocava nas janelas...eu dava o ponto final em tudo...e os vizinhos...Maria da tia Biloca...Ruth do Zéquinha Paiva...Henriqueta do Chico Almeida...Maria Paiva... Adair, Aparecida e Teresa Moreira...Almerinda do Dr. Benedito...Aparecida Junqueira...Anita Pinto, minha prima...e o nosso quarteirão ficava lindo!

   Desta turma toda só  Almerinda e eu estamos aqui...TODOS SE FORAM...restaram as lágrimas da saudade de um tempo tão feliz, que se foi...sem volta !

*************************************************************************************
 Mais algumas fotos da celebração de Corpus Christi - Paraíso - MG - 2012




****************************************************************************************
  MISSÃO CUMPRIDA !!!

1 Comentários:

Às 10 de julho de 2012 às 18:46 , Anonymous Anônimo disse...

Linda história, lindo trabalho, parabéns a todos desta linda cidade. Parabéns querida cunhada por nos mostrar tudo isto. bjs. Maria Marcia

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial